segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

103 - ISTO é ARTE

ISTO é ARTE

Após trilhar o caminho das questões do que “ NÃO É ARTE este blog se propôs  perceber, estudar e expor o que considera “ISTO É ARTE. Este caminho parte de Aristóteles na sua proposta “ARTE ESTÁ em QUEM A PRODUZ”. Assim a OBRA é um índice muito importante e primordial do AGIR de quem cria, como cria e que revela as circunstâncias da vida do autor. A OBRA de ARTE é PRIMORDIAL na medida em que carrega um feixe de testemunhos, forças e energias. Testemunho material de um mundo imaterial-simbólico e constitui garantia na forma de um documento perceptível aos sentidos humanos.
A obra de arte é garantia e índice material remanescente da sua criação e do seu trânsito pelo TEMPO (ZEITGEIST) legível na  DIACRONIA.  A obra de arte é índice material da SOCIEDADE (VOLKSGEIST) que a criou,  aprovou a por isto a preservou como um valor somado à SINCRONIA de outras culturas de seu TEMPO. A sua materialidade denuncia a sua origem técnica, GEOGRÁFICA e da TERRITORIALIDADE (WELTGEIST) que a distingue no TEMPO e de outras SOCIEDADES.  As pessoas continuam a nascer numa determinada região GEOGRÁFICA (WELTGEIST), educam-se numa pequena SOCIEDADE (VOLKSGEIST) e trabalham num TEMPO determinado (ZEITGEIST). Tudo isto acontece na SINCRONIA dos satélites, das redes mundiais e da instantaneidade das comunicações planetárias.
Uma obra de arte informa e forma mentes, vontades e sentimento. Ela é documento e testemunha material para quem quer conhecer algo de si mesmo e das suas circunstâncias.
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 CÍRIO SIMON
Fig. 01 – O artista PABLO PICASSO evidenciou a  distinção entre ARTE e NATUREZA para BRIGETE BARDOT quando afirmou: “Senhorita.!  Se quiser ver a NATUREZA: olhe pela janela”.   Os lampejos da ARTE pertencem às manifestações humanas e que se materializam nas suas OBRAS de ARTE.   Estas OBRAS DE ARTE são competentes – de no mínimo de seus índices sensórias -  tornarem se portadoras do MÀXIMO do seu tempo e e seu LUGAR

SUMÁRIO
01 -  REGINA SILVEIRA : firmeza, porém com ternura... p. 001.

02 - O MUSEU de ARTE MODESTA.... p. 008.

03 - 12 de AGOSTO: DIA das ARTES no BRASIL... p. 026

04 -A PRAÇA PROVÍNCIA de SHIGA JAPÃO em PORTO ALEGRE... p. 033

05 - QUANDO TODOS se SENTEM ARTISTAS  e  ZORAVIA BETTIOL.... p. 057.

06 - QUANDO TODOS se SENTEM FOTÓGRAFOS e as LIÇÕES  SILENCIOSAS do Dr. LUIZ EDUARDO ACHUTTI... p. 067

07 - QUANDO os OPERÁRIOS se SENTEM ARTISTAS ou QUANDO o SILÊNCIO faz a DIFERENÇA.. p. 083

08 - QUANDO os CRIADORES de ARTE e de CULTURA  marcham solidários, interativos e civilizados para a SUA AUTONOMIA ..... p. 101

09QUANDO os OPERÁRIOS se SENTEM ARTISTAS ou QUANDO o SILÊNCIO faz a DIFERENÇA .. p. 115.

10 -FÁCIL é ser BOM  O DIFICIL é SER JUSTO. .. p. 140

11 SUMÁRIO do 2º ANO do BLOG. ... p. 155.

12 JARDIM BOTÂNICO de PORTO ALEGRE ... p. 170.

13 A INFORMÁTICA, a MAIÊUTICA e ARTE ou  a realidade, a retórica e a imaginação não possuem limites ..p. 197

14 Uma das EXPRESSÕES de AUTONOMIA da ARTE no INSTITUTO de ARTES da UFRGS... p. 209

15 PREPARADO para CONFLITOS, ou transcendendo o Zeitgeist, o Volksgeist e o  Weltgeist. A tese é uma suposição em conflito com a opinião geral”. Aristóteles - Tópicos I - ... p. 230
16 1911 - O CENTENÁRIO de uma PINTURA – 2011 A obra de arte “MARICÁS”, do pintor PEDRO WEINGÄRTNER...... p.236..

17 A LIBERDADE ASSUSTA e DESESTABILIZA - A ESCRAVIDÃO CONFORTA e é SEGURA. .. p.266.

18 MUSEU de ARTE CONTEMPORÂNEA de RIO GRANDE do SUL. “Pesquisar, preservar e divulgar de arte contemporânea regional e internacional e desenvolver propostas educativas que visem à compreensão dessa arte em várias modalidades”  Projeto do MAC-RS, in Venson, 2011, ,p.03... p. 281

19 A GRAVURA em PORTO ALEGRE. O universo da História não é o passado ou o presente, mas  a temporalidade que compreende um e outro” Iglesias..... p. 299

20 O ESTADO e o SIGNIFICADO de um  PROJETO CIVILIZATÓRIO COMPENSADOR... p. 316.

21 O ABRIGO dos BONDES: ORIGEM DO ATELIER LIVRE de PORTO ALEGRE “Boa é a formação, má é a forma, porque a forma é fim, é morte”.  Paul Klee (1879-1940). ..... p.329.

22 O TRIUNFALISMO e a ARTE. O TRIUNFALISMO em ARTE poder influir no SER do ARTISTA e da sua OBRA. Contudo o TRIUNFALISMO em ARTE não é, não constitui o ENTE, nem da ARTE e, muito menos, daquele do artista. .... p. 351

23 SAUDADES do REGIME dos FARAÓS ou a CONFUSÃO entre o PODER NATURAL e o PODER CONTRATUAL “Ninguém se abala com o reduzido recurso de financiamento à cultura neste Estado. Além do mais, está muito mofado o movimento da classe artística, que deve reivindicar, exigindo um modelo mais dinâmico, transparente, de política cultural [....] Deve haver uma legislação que force o direito de termos nos prédios públicos espaço de expressão de cultura popular aberto a quem tenha projetos neste setor da vida social”. Hélder Pinheiro Mayer, CORREIO do POVO - ANO 117 Nº 168 - PORTO ALEGRE,  16.03. 2012 Jornal  do Leitor..... p. 364

ARTE : BRASILIDADE e GERMANIDADE
24ARTE - brasilidade e germanidade 001 - – INTENÇÕES GERAIS desta SÉRIE de POSTAGENS......... p. 382.
A PÓS-MODERNIDADE delicia-se com a mentalidade de trazer, para a cena pública, o regional, o específico e o único.  No contraponto, o planetário foi repetido e batido monotonamente por uma mídia destinada à uma inteligência média de 12 anos. Repetição que cansa pela mesmice, pelo fixo e pela onipotência pretendida. Busca-se, assim, o regional, o particular, o específico e sob o enfoque da germanidade no Brasil, como um dos complementos e alternativo daquilo que em Arte é planetário e universal.

25ARTE - brasilidade e germanidade 002 - - A ARTE e suas CIRCUNSTÂNCIAS no ESTADO BRASILEIRO e no ALEMÃO. .p. 397.
Entre 1824 e 1830- época das grande e massiva migração germânica ao Brasil - não existia O ESTADO ALEMÃO unificado. Este Estado unificado em 1870, pouco fez pela continuidade da lógica dos contratos sociais, políticos e culturais assumidos anteriormente pelos seus próprios ESTADOS de ORIGEM. Unificado - e sob a dinâmica das frequentes mudanças dos regimes políticos -  tornou-se temerário e impossível, ao ESTADO ALEMÃO manter qualquer coerência com comunidades em terras estranhas e distantes. Este alheamento mantém-se nos dias atuais..

26- ARTE - brasilidade e germanidade 003 - CONDIÇÕES das PRÁTICAS ARTÍSTICAS no BRASIL, EXPRESSAS por INTELECTUAIS ESTRANGEIROS. .... p.412.
O ponto de partida, mental e físico, de qualquer uma das suas obras de Arte é o seu senso da realidade, cultivado pelo artista,. Assim o pior erro que um artista, descendente alemão, poderia cometer seria deixar de cultivar no Brasil a sua identidade e expressá-la nas suas técnicas, na sua cultura e na sua Arte. Tanto o Brasil, como a germanidade, sairiam perdendo.  Tanto o descendente como o Brasil viria uma das suas riquezas únicas internas ser subtraída de uma diversidade que o vincula ao cenário de uma civilização planetária.

27-ARTE - brasilidade e germanidade 004 - CONDIÇÕES de PRÁTICAS ARTÍSTICAS no BRASIL, EXPRESSAS por INTELECTUAIS NACIONAIS e ESTRANGEIROS. ... p. 431
O projeto da Arte ainda carece de um projeto que forneça organicidade, competência e continuidade ao longo do tempo, no âmbito da germanidade na cultura brasileira,. Projeto que forneça coerência entre os diferentes esforços, em diversos rumos e níveis culturais e estéticos. No contrário, não faltam exemplos de rupturas, descontinuidades, da ação silenciosa e vigorosa da entropia, que age numa cultura desconectada da sua origem. Principalmente quando esta fonte original possui agora outros projetos e segue para rumos distintos daqueles para os quais foi a origem, há dois séculos passados.

28ARTE - brasilidade e germanidade 005 ...... p. 452.
A Alemanha continua um projeto coerente com o seu tempo e próprio espaço. A Arte, no contexto germânico, expressa o ENTE de sua Nação em cada nova época e em circunstâncias únicas e inéditas. O imigrado evolui em outra nação e circunstâncias distintas daquelas dos seus antepassados, desta região. Mantém apenas traços e as forças de sua origem.

29ARTE - brasilidade e germanidade 006 -- OLHARES da GERMANIDADE no BRASIL.p.470..
É temerário colocar, num espaço tão restrito, os múltiplos e variados “OLHARES da GERMANIDADE no BRASIL”  dispersos neste imenso território e ao longo de um meio milênio de colonização europeia. Pratica-se esta temeridade para criar mais uma narrativa em relação a este vasto panorama das obras das artes visuais produzidas a partir do “OLHAR da GERMANIDADE”. Narrativa que trata este olhar disperso num Zeitgeist de uma linha do tempo brasileiro. Narrativa que tenta expressar o Weltgeist do território nacional que projeta as suas identidades próprias. Narrativa que busca oferecer um nível cultural de uma determinada população – Volksgeist - em contraste complementar civilizado com as demais etnias e culturas do Brasil.

30ARTE - brasilidade e germanidade 007 -- OLHARES da GERMANIDADE ao LONGO do 1º SÉCULO da sua GRANDE IMIGRAÇÂO ao BRASIL. . p.494 
Nada impede que este Volksgeist se desloque de níveis mais intuitivos e passe a circular em níveis mais elevados, críticos e universais. A música erudita alemã expõe, com grande liberdade e autonomia, esta circulação e interação e se alimenta nas fontes da música mais intuitiva e que se reforçam reciprocamente.  Ambas saem ganhando. Sai ganhando o imenso universo civilizatório desenvolvido pela germanidade, muito além dos limites do aqui e do agora. Este mesmo universo empírico oferece uma ampla e sólida base para ele mesmo atingir as esferas mais elevadas da aceitação universal do seu saber. Este tarefa possui mais garantia de êxito e economia de energias quando dispõe de um mundo erudito que o desafia a se abrir, a se renovar e a produzir o inédito.

31ARTE - brasilidade e germanidade 008 -- Algumas INTERAÇÕES de TENDÊNCIAS ARTÍSTICAS GERMÂNICAS e BRASILEIRAS nas CICUNSTÂNCIAS da CULTURA da ERA INDUSTRIAL. .. p. 517
Dois artistas que emigraram da Alemanha, logo após a 1ª Guerra mundial, já possuíam a sua formação profissional definida. Assim não se deixaram enredar no patrulhamento ideológico de baixa estirpe, numa xenofobia e resistência a tudo o que é novo e diferente que se cultivava tanto na sua pátria de origem como na de sua adoção. O arquiteto e artista plástico, Joseph Seraph LUTZENBERGER (1882- 1951) como o artista gráfico Ernest ZEUNER (1895-1967), não foram perseguidos pelo Estado Novo brasileiro e nem se renderam aos apelos nazifascistas de sua época.

32 –ARTE - brasilidade e germanidade 009 -- Os OLHARES da GERMANIDADE no BRASIL ENFRENTAM um SISTEMA DE ARTES TEMPORÃO. ..... p.535 
O Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, em 2024,  poderá ser ocasião para mais uma, interação e complementação da forças soberanas da brasilidade e germanidade. Este evento segue cronologicamente evento do Bicentenário da Independência do Brasil. Estas duas datas próximas e complementares poderão ser duas ocasiões para evidenciar os profundos vínculos entre estas forças ainda latentes. Estes profundos vínculos ultrapassam os vínculos oficiais entre dois Estados soberanos. Se de um lado este caminho deveria ser trilhado pelo artista individual, do outro lado é imperativo a formação de grupos, de instituições e a constituição de uma consciência coletiva. Consciência coletiva necessária diante de pulverizações de estéticas tradicionais, mas sem perder o ânimo e força de uma explosão individual única e inédita.

33 ARTE - brasilidade e germanidade – 010 - CONTRIBUIÇÕES ATUAIS da GERMANIDADE ao BRASIL..p.554.
Uma das contribuições mais significativas da germanidade à cultura brasileira parece ser a mentalidade da ecologia e o perigo que a espécie humana corre na continuidade de se modo de vida. Os reforços significativos e visíveis a desta mentalidade e os perigos que o meio ambiente corre, perpassam esta cultura em todos os níveis.  Na sua frente estão projetos nacionais e internacionais inconclusos, a serem continuados num devir nas frágeis e submersas interações e a serem reinventadas em cada nova época e circunstância.

34 SUMÁRIO - ARTE - brasilidade e germanidade 011-.. p.575 .
-SUMÁRIO das 10 POSTAGENS e as suas CONEXÕES DIGITAIS

35 QUANDO o ÓTIMO é INIMIGO do BOM  ou quando os CRIADORES de CULTURA  marcham solidários, interativos e civilizados na  LUTA CONTRA a OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA. ... p. 589.

36 ARTE compensadora da VIOLÊNCIA do ESTADO. ..... p.605.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/06/isto-e-arte-036.html      19 de JUNHO de 2012

37 O PADRÃO INFINITO... p.623..

38 O  PREÇO da COERÊNCIA ou a NATUREZA da ARTE é  DIFERENTE do SIGNIFICADO da ARTE .. p. 638.

39 GRUPO VÉRTICE ARTE em PORTO ALEGRE na TRANSIÇÃO para o SÉCULO XXI... p. 652.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/08/isto-e-arte-039.html               04 de AGOSTO de 2012

40 GRUPO VÉRTICE no  Movimento Associativo nas  Artes Visuais de Porto Alegre e a busca da profissionalização. “Nada é transmissível , a não ser o pensamento . p.673
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/08/isto-e-arte-040.html              07 de AGOSTO de 2012

41 GRUPO VÉRTICE no Movimento Associativo nas  Artes Visuais de Porto Alegre e a busca da profissional-lização. Toda a arte está no que produz, e não no que é produzido”. Aristóteles[1](1973: 243 114a 10 ) ... p. 683.

42 O GRUPO VÉRTICE no Movimento Associativo nas  Artes Visuais de Porto Alegre e a busca da profissionalização. “O Ente no Ser”    Martin Heidegger (1889-1976) .... p.694 

43 SÓ o PENSAMENTO PERMANECE .“Nada é transmissível , a não ser o pensamentoLe Corbusier[2] in Boesiger, 1970, p.168. ...... p.706.

44 A FORMA é a MORTE da ARTE. Boa é a formação, má é a forma,  porque a forma é fim, é morte”.Paul Klee[3]..... p.724.

45 Os MEIOS, o LUGAR e o TEMPO do ESPANTO.  Toda a arte está no que produz, e não no que é produzido”. Aristóteles[4](1973: 243 114a 10 ) ....... p. 745.

46 ARTE diante da OBSOLESCÊNCIA INDUSTRIAL PROGRAMADA. Todo contínuo pode  ser dividido em infinitas partes  Leonardo da Vinci........ p. 760.

47 30 de novembro de 2012: CINQUENTENÁRIO do INSTITUTO de ARTE na  UNIVERSIDADE FEDERAL do RIO GRANDE do SULO ensino superior no Brasil obedeça de preferência ao sistema universitário”.  DECRETO Nº 19.851 de 11 de ABRIL de 1931... p.779.

048 - SUMÁRIO do TERCEIRO ANO........ p.802 
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/10/sumario-do-terceiro-ano-do-blog.html 10 de outubro de 2012

049 -ESTILO: COERÊNCIA da ORGANIZAÇÃO. ....... p.816.

050- O MAIS INÚTIL dos TEMERÁRIOS..... p.834.
051 - EMÍLIO SESSA um  olhar italiano no Rio Grande do Sul. ....p..851 
052 - ESTILO: COERÊNCIA da ORGANIZAÇÃO em Adolpho MORALES de los RIOS. .... p. 867 .

053 - O ENTE e o SER diante da ARTE, da Beleza, da Verdade e da Justiça.  “O que não pode ser dito deve ser calado  WITTGENSTEIN Tractatus Logico-Philosophicus Aforismo 7. .... p.893.

054 - A ARTE na UNIVERSIDADE ......... p.906.

055 - A ARTE entre o NATURAL e o IMATERIAL. ..... p.823.

056- Uma PINACOTECA como  DEVE SER......... p.942.

057 - O CENTENÁRIO do MONUMENTO a JÚLIO de CASTILHOS como ÍNDICE de um TEMPO e de suas CIRCUNSTÂNCIAS...... p.959.

058 - WALTER ZANINI [*1925 -+2013] ....... p.986.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2013/02/isto-e-arte-058.htmlfevereiro de 2013

059 - SIGNOS HERMÉTICOS:  da caverna aos pichadores pós modernos....... p.1004
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2013/03/059-isto-e-arte.html  2 de março de 2013

060 - ARTE POPULAR e ARTE ERUDITA......... p. 1028

061 ARTE - MONUMENTOS & CIVILIZAÇÃO ......... p.1058.
062 –ARTE está ACIMA e ALÉM das INTRIGAS IDEOLÓGICAS e ESTÉTICAS. ...... p.1074 
063Uma AULA de AUTONOMIA de um ARTISTA * EXPRESSÕES de AUTONOMIA na ARTE. 001...... p.1088.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2013/05/001-expressoes-de-autonomia-na-arte.html     16 de maio de 2013

064Um ARTISTA no GOZO da sua AUTONOMIA: JORGE HERMANN - CONFLUÊNCIAS - uma crônica visual da REDENÇÃO - 2012.  EXPRESSÕES de AUTONOMIA na ARTE. 002........ p.1104.

065O ARQUITETO como ARTISTA na AUTONOMIA no BRASIL EXPRESSÕES de AUTONOMIA na ARTE - 003.. p1116.

066 AUTONOMIA do ARTISTA e o seu PERTENCIMENTO EXPRESSÕES de AUTONOMIA na ARTE - 004  ........ p.1136.

067Uma JUSTIÇA com OS OLHOS ABERTOS e VIGILANTES: PORÉM, MESMO ENXERGANDO, a REALIDADE NÃO LHE OBEDECE EXPRESSÕES de AUTONOMIA na ARTE - 005 ........ p.1164.
068Um OBSERVADOR ATENTO, INTERATIVO e CONSEQUENTE. EXPRESSÕES de AUTONOMIA na ARTE  - 006 ......p.1170

069Porto Alegre e a administração municipal  das Artes VisuaisEXPRESSÕES de AUTONOMIA na ARTE - 007 ........ p.1190.

070 ¿ INOVAR por MEIO da TRADIÇÃO ALHEIA ? EXPRESSÕES de AUTONOMIA na ARTE 008 .. p.1223

071 –A HISTORIA NAO EXISTE &  EXPRESSÕES de AUTONOMIA na ARTE - 009 .......... p.1236.

072 –SUMARIO  do 4º ANO.......... p.1246.

073PAULO PERES – o ENTE no SER.......... p.1259.

074 – A ARTE de AGIR SEM AGIR............ p.1274

075 – ÍNDICES do SALÃO de 1929............. p.1285.

076 – TENHO MEDO do HOMEM de UM LIVRO SÓ: ou  o ANALFABETO FUNCIONAL. .........p.1304...

077 – Um LEGADO de um  PARAIBANO ao  RIO GRANDE do SUL.............................................................. p.1320.

078 O INSTITUTO de BELAS ARTES do RIO GRANDE do SUL: ARQUITETURA e URBANISMO. ............... p.1338

079 – UNIVERSIDADE das ARTES do  RIO GRANDE do SUL. ..... p.1357

080 –A FESTA das ÁGUAS de NAVEGANTES e VENEZA: ou sendas abertas para o seu estudo erudito.....p1378.

081- ESTÉTICA AFRO-SUL-RIO-GRANDENSE........... p1394 .

082 - A GLÓRIA ASFIXIA o GÊNIO. ........ p.1414  

 http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/02/083-isto-e-arte.html 17 DE fevereiro de 2014

083 - ESTÉTICA do QUARTO DISTRITO de PORTO ALEGRE (1) ..... p.1432.

084 - ESTÉTICA do QUARTO DISTRITO de PORTO ALEGRE (2) ...... p1447.

085 - PORTO ALEGRE:  esqueceu do seu pai. ..... p.1470.

086 - CLÉBIO GUILLON SÓRIA no seu  GALOPE INCESSANTE..... p.1486.

087 - KARL FERDINAND SCHLATTER. ........ p.1497 

088 - MIRO GASPARELLO:  um PROFESSOR da ESCOLA DE ARTES do IBA-RS - VITIMA FATAL da Iª GUERRA MUNDIAL. .......... p.1515 .

089 - O IDEAL e o EMPÍRICO em ARTE. ........... p;1533.

090 -¿-JOVENS SEM SONHOS e SEM  SENTIDO de VIDA ? ......... p.1546

091 -O ESPLENDOR de uma GERAÇÃO:  a maturidade de artistas visuais do Rio Grande do Sul. .... p1563 

092 - O ESTADO NOVO e a ARTE em PORTO ALEGRE...... p.1603 

093 -SUMARIO do 5º ANO do BLOG......... p.1652 

094 - O DESENHO do MODELO VIVO  no INSTITUTO de ARTES da UFRGS. .p.1674  

http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/10/095-isto-e-arte.html 17 DE oUTUBRO de 24

095 - Uma GERAÇÃO de ARTISTAS SUL-RIO-GRANDENSES no MEIO DIA das EXPRESSÕES de sua AUTONOMIA.... p.1690

096 - MANEIRISMO e a EDIÇÃO da VERDADE, do BEM e da BELEZA.  ..... p.1715 

097 - Uma ESCOLA de ARTES e os SEUS MESTRES. .... p.1736
098 - ANGELO GUIDO a sua ESCOLHA para VIVER a ARTE no RIO G. do SUL.... p.1761

099 - ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA Um bicentenário sem povo......... p. 1781 
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/11/100-isto-e-arte.html            21 DE novemBRO de 2014

100 - DIVERSAS ONDAS ESTÉTICAS  ANTAGÔNICAS......p.1806 
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/11/101-isto-e-historia-da-arte.html 25 DE novemBRO de 2014



[1] - ARISTÓTELES (384-322). Ética a Nicômano. São Paulo: Abril Cultural1973. 329p.

[2]   BOESIGER, Willy .  Le Corbusier Les Derniers  œuvres  Zurich : Artemis, œuvres complètes 1970, , v.8,  208 p
.
[3] - Klee in Bosi, 1995, p. 71
[4] - ARISTÓTELES (384-322). Ética a Nicômano. São Paulo: Abril Cultural1973. 329p.

Fig. 02 – A humanidade  vai tendo lampejos de criatividade muitos antes das línguas faladas atuais e de qualquer código escrito a. As  pinturas rupestres  -com as da Caverna de CHAUVET na França - são alguns destes índices
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Referências para Círio SIMON








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