quarta-feira, 10 de outubro de 2012

SUMÁRIO do TERCEIRO ANO do BLOG


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14 de OUTUBRO de 2009
1ª postagem:
PRESERVAR é DIFERENTE de ESTAGNAR

12 de OUTUBRO de 2010
SUMÁRIO do PRIMEIRO ANO

10 de OUTUBRO de 2011
SUMÁRIO do SEGUNDO ANO
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SUMÁRIO do TERCEIRO ANO:
Foto Círio Simon em 16 de outubro de 2011
Fig. 01 -  TRÊS FLORES ABERTAS e uma em BOTÃO..
Floração no Jardim Botânico de Porto Alegre – RS em 16 de outubro de 2011

19 de OUTUBRO de 2011
JARDIM BOTÂNICO de PORTO ALEGRE


26 de OUTUBRO de 2011
A INFORMÁTICA, a MAIÊUTICA e ARTE ou
a realidade, a retórica e a imaginação não possuem limites.

03 de NOVEMBRO de 2011
Uma das EXPRESSÕES de AUTONOMIA da ARTE no
INSTITUTO de ARTES da UFRGS

03 de NOVEMBRO de 2011
PREPARADO para CONFLITOS, ou
...transcendendo o Zeitgeist, o Volksgeist e o  Weltgeist.
“A tese é uma suposição em conflito com a opinião geral”.
Aristóteles - Tópicos I - 11

30 de NOVEMBRO de 2011
A LIBERDADE ASSUSTA e DESESTABILIZA -
A ESCRAVIDÃO CONFORTA e é SEGURA.


05 de DEZEMBRO de 2011
1911 - O CENTENÁRIO de uma PINTURA - 2011
A obra de arte “MARICÁS”, do pintor PEDRO WEINGÄRTNER.


25 de DEZEMBRO de 2011
MUSEU de ARTE CONTEMPORÂNEA de RIO GRANDE do SUL.
“Pesquisar, preservar e divulgar de arte contemporânea regional e internacional e desenvolver propostas educativas que visem à compreensão dessa arte em várias modalidades”  Projeto do MAC-RS, in Venson, 2011, ,p.03

17 de JANEIRO de 2012
A GRAVURA em PORTO ALEGRE.
O universo da História não é o passado ou o presente, mas
a temporalidade que compreende um e outro” Iglesias

05 de FEVEREIRO de 2012
O ESTADO e o SIGNIFICADO de um  PROJETO
CIVILIZATÓRIO COMPENSADOR.


25 de FEVEREIRO de 2012
O ABRIGO dos BONDES:
ORIGEM DO ATELIER LIVRE de PORTO ALEGRE
“Boa é a formação, má é a forma, porque a forma é fim, é morte”.
Paul Klee (1879-1940).


13 de MARÇO de 2012
O TRIUNFALISMO e a ARTE.
O TRIUNFALISMO em ARTE poder influir no SER do ARTISTA e da sua OBRA. Contudo o TRIUNFALISMO em ARTE não é, não constitui o ENTE, nem da ARTE e, muito menos, daquele do artista.

19 de MARÇO de 2012
SAUDADES do REGIME dos FARAÓS ou a
CONFUSÃO entre o PODER NATURAL e o PODER CONTRATUAL;
“Ninguém se abala com o reduzido recurso de financiamento à cultura neste Estado. Além do mais, está muito mofado o movimento da classe artística, que deve reivindicar, exigindo um modelo mais dinâmico, transparente, de política cultural [....] Deve haver uma legislação que force o direito de termos nos prédios públicos espaço de expressão de cultura popular aberto a quem tenha projetos neste setor da vida social”.
Hélder Pinheiro Mayer, CORREIO do POVO - ANO 117 Nº 168 - PORTO ALEGRE,  16.03. 2012 Jornal  do Leitor

ARTE :
BRASILIDADE e GERMANIDADE
Fig. 02 – Pintura de Marciano SCHMITZ

25 de MARÇO de 2012
001 - ARTE - brasilidade e germanidade –
INTENÇÕES GERAIS desta SÉRIE de POSTAGENS
A PÓS-MODERNIDADE se delicia com a mentalidade de poder trazer, para a cena pública, o regional, o específico e o único.  No contraponto, o planetário foi repetido e batido monotonamente por uma mídia destinada à uma inteligência média de 12 anos e cansa pela mesmice, pelo fixo e pela onipotência pretendida. Busca-se, assim, o regional, o particular, o específico e sob o enfoque da germanidade no Brasil, como um dos complementos e alternativo daquilo que é planetário no tema da Arte.

29 de MARÇO de 2012
002 - ARTE - brasilidade e germanidade -
A ARTE e suas CIRCUNSTÂNCIAS no ESTADO BRASILEIRO e no ALEMÃO.
Entre 1824 e 1830- época das grande e massiva migração germânica ao Brasil - não existia O ESTADO ALEMÃO unificado. Este Estado unificado em 1870, pouco fez pela continuidade da lógica dos contratos sociais, políticos e culturais anteriormente assumidos pelos seus próprios ESTADOS de ORIGEM. Unificado - e sob a dinâmica das frequentes mudanças dos regimes políticos - tornou-se temerário e impossível, ao ESTADO ALEMÃO, manter qualquer coerência com comunidades em terras estranhas e distantes. Este alheamento mantém-se nos dias atuais.

10 de ABRIL de 2012
003 - ARTE - brasilidade e germanidade -
CONDIÇÕES das PRÁTICAS ARTÍSTICAS no BRASIL, EXPRESSAS por INTELECTUAIS ESTRANGEIROS.
O senso da realidade, cultivado pelo artista, é o seu ponto de partida, mental e físico, de qualquer uma das suas obras de Arte. Assim o pior erro que um artista, descendente alemão, poderia cometer seria deixar de cultivar no Brasil a sua identidade e expressá-la nas suas técnicas, na sua cultura e na sua Arte. Tanto o Brasil, como a germanidade, sairiam perdendo.  Tanto o descendente como o Brasil viria uma das suas riquezas únicas internas ser subtraída de uma diversidade que o vincula ao cenário de uma civilização planetária.

15 de ABRIL de 2012
004 -ARTE - brasilidade e germanidade -
CONDIÇÕES de PRÁTICAS ARTÍSTICAS no BRASIL,
EXPRESSAS por INTELECTUAIS NACIONAIS e ESTRANGEIROS.
O projeto da Arte, no âmbito da germanidade na cultura brasileira, ainda carece de um projeto que lhes forneça organicidade, competência e continuidade ao longo do tempo. Projeto que forneça coerência entre os diferentes esforços, em diversos rumos e níveis culturais e estéticos. No contrário, não faltam exemplos de rupturas, descontinuidades, da ação silenciosa e vigorosa da entropia, que age numa cultura desconectada da sua origem. Principalmente quando esta fonte original possui agora outros projetos e segue para rumos distintos daqueles para os quais foi a origem, há dois séculos passados.


21 de ABRIL de 2012
005 - ARTE - brasilidade e germanidade –
ARTE e GER MANIDADE.
A Alemanha continua um projeto coerente com o seu tempo e próprio espaço. A Arte, no contexto germânico, expressa o ENTE de sua Nação em cada nova época e em circunstâncias únicas e inéditas. O imigrado evolui em outra nação e circunstâncias distintas daquelas dos seus antepassados, desta região. Mantém apenas traços e as forças de sua origem.


28 de ABRIL de 2012
006 - ARTE - brasilidade e germanidade -
OLHARES da GERMANIDADE no BRASIL
É temerário colocar, num espaço tão restrito, os múltiplos e variados “OLHARES da GERMANIDADE no BRASIL”  dispersos neste imenso território e ao longo de um meio milênio de colonização europeia. Pratica-se esta temeridade para criar mais uma narrativa em relação a este vasto panorama das obras das artes visuais produzidas a partir do “OLHAR da GERMANIDADE”. Narrativa que trata este olhar disperso num Zeitgeist de uma linha do tempo brasileiro. Narrativa que tenta expressar o Weltgeist do território nacional que projeta as suas identidades próprias. Narrativa que busca oferecer um nível cultural de uma determinada população – Volksgeist - em contraste complementar civilizado com as demais etnias e culturas do Brasil.

01 de MAIO de 2012
007 - ARTE - brasilidade e germanidade -
OLHARES da GERMANIDADE ao LONGO do
1º SÉCULO da sua GRANDE IMIGRAÇÂO ao BRASIL.
Nada impede que este Volksgeist se desloque de níveis mais intuitivos e passe a circular em níveis mais elevados, críticos e universais. A música erudita alemã expõe, com grande liberdade e autonomia, esta circulação e interação , alimentando-se nas fontes da música mais intuitiva e que se reforçam reciprocamente.  Ambas saem ganhando. Sai ganhando o imenso universo civilizatório desenvolvido pela germanidade, muito além dos limites do aqui e do agora. Este mesmo universo empírico oferece uma ampla e sólida base para ele mesmo atingir as esferas mais elevadas da aceitação universal do seu saber. Este tarefa, quando dispõe de um mundo erudito que o desafia a se abrir, a se renovar e a produzir o inédito, possui mais garantia de êxito e economia de energias.

24 de MAIO de 2012
008 - ARTE - brasilidade e germanidade -
Algumas INTERAÇÕES de TENDÊNCIAS ARTÍSTICAS GERMÂNICAS e BRASILEIRAS nas CICUNSTÂNCIAS da CULTURA da ERA INDUSTRIAL.
Dois artistas que emigraram da Alemanha, logo após a 1ª Guerra mundial, já possuíam a sua formação profissional definida. Assim não se deixaram enredar no patrulhamento ideológico de baixa estirpe e numa xenofobia e resistência a tudo o que é novo e diferente que se cultivava tanto na sua pátria de origem como na de sua adoção. O arquiteto e artista plástico, Joseph Seraph LUTZENBERGER (1882- 1951) como o artista gráfico Ernest ZEUNER (1895-1967), não foram perseguidos pelo Estado Novo brasileiro e nem se renderam aos apelos nazifascistas de sua época.

01 de JUNHO de 2012
009 - ARTE - brasilidade e germanidade -
Os OLHARES da GERMANIDADE no BRASIL
ENFRENTAM um SISTEMA DE ARTES TEMPORÃO.
A ocasião, para estas duas forças contrárias se complementarem, poderá ser o Bicentenário da Imigração Alemã. Este evento segue cronologicamente evento do Bicentenário da Independência do Brasil. Estas duas datas próximas e complementares poderão ser duas ocasiões para evidenciar os profundos vínculos entre estas forças ainda latentes. Estes profundos vínculos ultrapassam os vínculos oficiais entre dois Estados soberanos. Exemplos destas silenciosas sinergias concorrentes e complementares, não faltam. Uma delas está na origem desta profícua interação estatal ente os dois entes nacionais. A Imperatriz Leopoldina, que chegou ao Brasil, em 1818, cercado de missões culturais e científicas de fala germânica. Diante dos olhos do mundo civilizado a Imperatriz e as missões foram fundamentais para os eventos da Independência do Brasil e da Imigração Germânica.
Para reencontrar o caminho deste projeto de origem, que tenha alguma referência à germanidade, foi necessário reinventar, entre 1945 e 1990 toda a forma tradicional do fazer das artes visuais. Se de um lado este caminho deveria ser trilhado pelo artista individual, do outro lado eram imperativos a formação de grupos, de instituições e a constituição de uma consciência coletiva. Consciência coletiva necessária diante de pulverizações de estéticas tradicionais, mas sem perder o ânimo e força de uma explosão individual única e inédita.

09 de JUNHO de 2012
010 - ARTE - brasilidade e germanidade –
CONTRIBUIÇÕES ATUAIS da GERMANIDADE ao BRASIL.
Uma das contribuições mais significativas da germanidade à cultura brasileira parece ser a mentalidade da ecologia e o perigo que a espécie humana corre na continuidade de se modo de vida. Os reforços significativos e visíveis a desta mentalidade e os perigos que o meio ambiente corre, perpassam esta cultura em todos os níveis.
No entanto, o que necessita ficar evidente, para todos, é que o imigrante não veio ao Novo Mundo para implantar um clone de sua pátria. Teve de renunciar à sua cidadania de origem e iniciar no Brasil uma nova história. A nova geração de artistas sabe que o seu sentido e futuro residem no contexto do sistema brasileiro de artes visuais. Assim não existe nada, no âmbito da Arte, a recordar e a cultivar um período de ouro do passado e como algo separado nas interações do Brasil e da Alemanha. Na sua frente estão projetos nacionais e internacionais inconclusos, a serem continuados num devir nas frágeis e submersas interações e a serem reinventadas em cada nova época e circunstância.
Fig. 03 – Obra cerâmica da Maria Annita Tollens LINCK.

11 de JUNHO de 2012
011 - ARTE SUMÁRIO das 10 POSTAGENS e as suas
CONEXÕES DIGITAIS  ARTE e GERMANIDADE
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16 de JUNHO de 2012
QUANDO o ÓTIMO é INIMIGO do BOM
ou quando os CRIADORES de CULTURA  marcham solidários, interativos e civilizados na  LUTA CONTRA a OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA.

19 de JUNHO de 2012
ARTE compensadora da VIOLÊNCIA do ESTADO.

08 de JULHO de 2012
O PADRÃO INFINITO


08 de JULHO de 2012
O  PREÇO da COERÊNCIA ou a NATUREZA da ARTE é
DIFERENTE do SIGNIFICADO da ARTE

GRUPO VÉRTICE
Fig. 04 - Integrantes do Grupo Vértice em junho de 1990
Analino Zorzi –-Pierry Schultz  -  Verô Corbari - Círio Simon -– Mônica Heidrich

04 de AGOSTO de 2012
GRUPO VÉRTICE
ARTE em PORTO ALEGRE na TRANSIÇÃO para o SÉCULO XXI

07 de AGOSTO de 2012
GRUPO VÉRTICE no  Movimento Associativo nas
Artes Visuais de Porto Alegre e a busca da profissionalização.
Nada é transmissível , a não ser o pensamento

09 de AGOSTO de 2012
GRUPO VÉRTICE no Movimento Associativo nas
Artes Visuais de Porto Alegre e a busca da profissionalização.
Toda a arte está no que produz, e não no que é produzido”.
Aristóteles[1](1973: 243 114a 10 )

10 de AGOSTO de 2012
O GRUPO VÉRTICE no Movimento Associativo nas
Artes Visuais de Porto Alegre e a busca da profissionalização.
O Ente no Ser”  
Martin Heidegger (1889-1976)
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19 de AGOSTO de 2012
SÓ o PENSAMENTO PERMANECE.
Nada é transmissível , a não ser o pensamento
Le Corbusier[2] in Boesiger, 1970, p.168.

30 de AGOSTO de 2012
A FORMA é a MORTE da ARTE.
Boa é a formação, má é a forma,  porque a forma é fim, é morte”.
Paul Klee[3]

16 de SETEMBRO de 2012
Os MEIOS, o LUGAR e o TEMPO do ESPANTO.
Toda a arte está no que produz, e não no que é produzido”.
Aristóteles[4](1973: 243 114a 10 )

23 de SETEMBRO de 2012
ARTE diante da OBSOLESCÊNCIA INDUSTRIAL PROGRAMADA.
Todo contínuo pode  ser dividido em infinitas partes
Leonardo da Vinci

27 de SETEMBRO de 2012
30 de novembro de 2012: CINQUENTENÁRIO do INSTITUTO de ARTES
 na  UNIVERSIDADE FEDERAL do RIO GRANDE do SUL
O ensino superior no Brasil obedeça de preferência ao sistema universitário”.
DECRETO Nº 19.851 de 11 de ABRIL de 1931



[1] - ARISTÓTELES (384-322). Ética a Nicômano. São Paulo: Abril Cultural1973. 329p.
[2]   BOESIGER, Willy .  Le Corbusier Les Derniers  œuvres  Zurich : Artemis, œuvres complètes 1970, , v.8,  208 p
[3] - Klee in Bosi, 1995, p. 71
[4] - ARISTÓTELES (384-322). Ética a Nicômano. São Paulo: Abril Cultural1973. 329p.
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Este blog é editado e divulgado em língua nacional brasileira e respeita a sua formação histórica. ...

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SUMÁRIO do 1º ANO de postagens do blog NÃO FOI no GRITO
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