segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

ARTE SACRA SUL-RIO-GRANDENSE - 14

RIO PARDO e a TRANQUEIRA INVICTA do PROJETO LUSITANO para o RIO GRANDE do SUL

Fig. 01 – RIO PARDO-RS –Plinio BERNHARDT: Casarões e Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Iconografia Sul-Riograndense de Plínio Bernhardt/ Vinício Giacomelli Organizador – Porto Alegre : Brejo, 2009, p 64. Il



Rio Pardo constitui o útero da mais autêntica cultura sul-rio-grandense. Fiel da balança colocado na linha divisória entre as povoações de origem açoriana e o imenso Pampa[1] ela é a expressão de ambos estes lados. Do Pampa do qual provinham as legiões de espanhóis que Rio Pardo soube deter e derrotar, gerando a designação de “Tranqueira Invicta”.


Solidificado este ponto, Rio Pardo viu desfilar as pacíficas legiões dos silenciosos e recatados açorianos que buscavam a fixar-se cada vez mais distantes dela, mas sem perder a conexão com ela.

Fig. 02 – PLACA do MUSEU.

MUSEU de ARTE SACRA - Igreja de São Francisco - Rio Pardo - RS.

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Desta circulação de pessoas e riquezas geradas por elas, Rio Pardo acumula um patrimônio significativo para quem deseja compreender de onde veio e onde se formou uma parte central da identidade sul-rio-grandense. O berço de Araújo Porto-alegre (*1806-1879) continua a atrair a atenção de artistas, historiadores, educadores, museólogos e profissionais sensíveis com o de melhor que uma civilização produz.



O patrimônio da arte sacra está no vértice do legado de um município que cobria 60% do território do Estado quando foi criado em 1809. A sociedade rio-pardense tinha na religião, e continua a ter, um papel central e decisivo da civilização à qual diz pertencer e da qual a Arte sacra é a mais sólida e continuada expressão.



Escreve-se este texto, no desafio da solidariedade entre o aqui e agora, que busca conectar-se com o passado da “Tranqueira Invicta”. A crença, que perpassa este artigo, é que esta memória imaterial e material é essencial para que o Rio Grande do Sul mantenha, no futuro a elevação civilizatória semelhante àquela da qual tanto se orgulha.



Fig. 03 – IGREJA de São FRANCISCO e.

MUSEU de ARTE SACRA : ao lado - Rio Pardo - RS.


O estudante MANOEL SCHEIMANN da SILVA[1] do Curso de Especialização em Espaço Litúrgico e Arte Sacra oferecido pela Faculdade de Teologia da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL, ao longo do ano de 2008 foi visitar Rio Pardo, por iniciativa própria. Desta vista resultou um dos três “paper’s” que a disciplina de História da Arte exigia como critério de aprovação, alem da presença regulamentar nas aulas presenciais da disciplina. Neste texto A REPRESENTAÇÃO DOS “PASSOS DA PAIXÃO” NAS IMAGENS DA IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS RIO PARDO – RIO GRANDE DO SUL. Após percorrer fisicamente, fotografar e tomar notas ele retornou a uma revisão bibliográfica[2] fundamental para um texto do seu “paper”.



Manoel seguiu o pista certa. Encontrou Francisco Riopardense de Macedo. no seu livro “Rio Pardo – A arquitetura fala da história”, especificamente sobre a história da Igreja de São Francisco e seu acervo e as pesquisas feitas pelo memorável rio-pardense e grande promotor cultural daquele município Biaggio Tarantino,





[1] - Aproveita-se este artigo para corrigir o nome que no 7º artigos deste série foi grafado como ‘Manuel SHCHIEMANN da SILVA’ leia-se MANOEL SCHEIMANN da SILVA’

[2] BIBLIOGRAFIA CITADA por MNOEL

BARDI, Pietro Maria. Em Torno da Escultura no Brasil. São Paulo: Banco Sudameris do Brasil, 1989 (Col. Arte e Cultura XII/12).

BÍBLIA SAGRADA. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 1982.

DAMASCENO, Athos. Artes Plásticas no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Província, 1979.

ETZEL, Eduardo. Arte Sacra – Berço da Arte Brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1984.

__________. Imagem Sacra Brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1979.

MACEDO, Francisco Riopardense de. Rio Pardo - A Arquitetura fala da História. Porto Alegre: Ed. Sulina, 1972.

RAMOS, Maria Beatriz Cunha. Igreja das Dores: Importância Histórico-Cultural para a Cidade de Porto Alegre. Porto Alegre: Pallotti, 1989.

Röwer, Basílio. Dicionário Litúrgico. Petrópolis: Vozes, 3a. ed. 1947.

TARANTINO, Biagio. IMAGENS RELIGIOSAS DO BRASIL. Rio Pardo: s/e, 2003.

Fig. 04 – CRISTO MORTO.

IGREJA NOSSA SENHORA do ROSÁRIO - Rio Pardo - RS.


Na qualidade de restaurador e pesquisador da iconografia sacra, Manoel percebe o conjunto e escolhe o alvo do problema. A pesquisa, científica e sistêmica, a transformam em palavra que motiva a buscar como alvo a arte sacra em Rio Pardo. Palavra que orienta o olhar e que, por sua vez faz mover os braços na direção correta e com o máximo de economia do esforço humano e aplicação de recursos

Muito a de ser dito ainda sobre a iconografia representativa dos “Passos da Paixão” de Rio Pardo. Comparações com outros conjuntos escultóricos do Rio Grande do Sul, Brasil e Portugal contribuirá em muito para elucidar algumas questões envolvendo sua origem e a escola da talha, isso se realmente elas procederam de uma. O que não dá para negar é a representatividade dessas peças, das quais emanam uma singela mais marcante expressão, fruto de um tempo, de uma devoção e de uma forma de conceber a fé em Jesus Cristo – o Homem das Dores – aquele que para os cristãos entregou sua vida pela remissão dos pecados do mundo. Manoel Scheimann da Silva - 2008


Fig. 05 – VISITA ao MUSEU

MEMBROS da COMISSÃO de ARQUIDIOCESANA de ARTES SACRA de PORTO ALEGRE VISITaM o MUSEU de ARTE SACRA - Rio Pardo - RS. [ da esquerda para a direita] Cláudio DAMBROS, Nestor TORELLY, Analino ZORZI, não identificada, Pe. Sergio GHIARDELLO e Terezinha Ana LINBERGER MÜLLER.


Desapareceu toda uma geração do cenário das lutas pela memória e preservação de Rio Pardo. Geração formadapor Biaggio Tarantino(*1903–†1976)., Dante Laytano (*1908-†2000), Plínio Bernhardt (*1927-†2004), Francisco Riopardense Macedo(*1921-†2007) , entre muitos outros nomes.


Levantam-se muitas outras vozes e ações em defesa da consolidação nó só da memória, mas instituições com credibilidade social e cultural. Entre eles encontra-se o incansável e simpático paulista Sérgio Ghirardello, sacerdote e vigário da Igreja do Rosário de Rio Pardo. De celular em punho coordena ações paroquiais, municipais, estaduais e federais par atingir o status de reconhecimento das Missões jesuíticas, tomadas pela Unesco. Na sua corajosa decisão de fechar o prédio da Igreja do Rosário para uso religioso, não só chamou a atenção dos atuais fiéis, mas da prefeitura, da mitra de santa Cruz e do Núncio Apostólico no Brasil. De outra parte são freqüentes as suas visitas ao Museu de Arte Sacra de Rio Pardo e aos continuadores da obra de Biaggio Trantino na “Associação Zeladora da Igreja de São Francisco de Rio Pardo”, fundada 14 de maio de 1947, mantenedora deste o Museu com as preciosas imagens da Paixão Um grupo liderado por Terezinha Ana Linberger Müller, mantém as portas abertas desta instituição para o público em geral e para visitas de especialistas deste patrimônio. Associação formada de pessoas adultas capazes de dar de si mesmas muito mais do que receberam.


Certamente o jovem e entusiasta MANOEL SCHEIMANN DA SILVA somou-se e sentiu-se entre seus pares nas missões culturais que abraça. Ele está coberto de razão quando busca uma conexão deste patrimônio que atinge as altas e transcendentes estratosferas dos bens imateriais, que poucos percebem, com patrimônio dos bens econômicos e materiais, que todos percebem.

Conectando o mundo imaterial com o material, Manoel escreveu:

"Cada vez mais se faz necessário a criação de um fundo por parte da igreja católica, para pelo menos suprir as urgências de manutenção de seus templos históricos e acervos iconográficos, para que não fique sempre na dependência de recursos públicos. Não se pode deixar que esses monumentos sejam eles móveis ou imóveis as vezes por décadas, sem ao mínimo uma vistoria de manutenção. Por vezes só se detecta o problema quando começa chover dentro ou pedaços do telhado ou forro começam desabar, evidentemente que numa situação dessas os investimentos serão de grande monta, com grande dificuldade para que as comunidades sozinhas possam arcar com as despesas. Na questão do patrimônio cultural precisamos cada vez mais criar a “cultura do prevenir”, para evitar mais perdas das referências históricas tão caras para vida e memória dessas localidades

Fig. 06 – INTERIOR da IGREJA SÃO FRANCISCO .

FIGURAS da PAIXÃO – Nos altares da parede do lado direito - Rio Pardo - RS.



Conclui-se este artigo com a firme convicção de que a “Tranqueira Invicta” não perdeu a sua funcionalidade. Diante da barbárie e da legião anônima dos escravos e de saqueadores, possa resistir e iniciar um futuro para os seus filhos e para a identidade sul-rio-grandense proveniente do melhor que a humanidade sabe fazer.

A motivação da cidade, que nasceu ao redor do forte Jesus, Maria e José[1], constitui sentido na medida em que ela arregimentar, munir da palavra adequada e praticar as ações coerentes de resistência e bases de um novo futuro.


Rio Pardo do aqui e do agora, conectada a esta memória imaterial e material, é essencial para a identidade e sentido para todo o Rio Grande do Sul. Memória imaterial que possui o seu vértice na Arte Sacra.



Iconografia Sul-Riograndense de Plínio Bernhardt/ Vinício Giacomelli Organizador – Porto Alegre : Brejo, - Apoio da Casa de Cultura Érico Veríssimo CEEE - 2009, 72 p. Il


Confira mais sobre ARTE SACRA em RIO PARDO em:

NÚNCIO APOSTÓLICO visita a Igreja do Rosário de RIO PARDO

http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=115&Numero=46&Caderno=9&Noticia=56784

www.gazetadosul.com.br/arquivos/pdf/231360.pdf Gazeta do Sul Santa Cruz do Sul 14/15.11.2009

www.gazetadosul.com.br/arquivos/pdf/231468.pdf Gazeta do Sul Santa Cruz do Sul 17.11.2009


SEMANA SANTA a Igreja do Rosário de RIO PARDO

http://www.joaodick.com.br/content/view/218/95/


REINO DE OXUM LAVA a ESCADARIA da Igreja do Rosário de RIO PARDO

http://www.defender.org.br/grupos-afro-lavam-escadarias-da-igreja-matriz/


REINO DE OXUM e o NATAL da Igreja do Rosário de RIO PARDO

http://www.gaz.com.br/noticia/68765 celebracao_afro_integra_a_festa_de_natal.html




[1] - http://pt.wikipedia.org/wiki/Forte_Jesus,_Maria,_Jos%C3%A9_do_Rio_Pardo



O presente artigo é solidário com o MUTIRÃO de COMUNICAÇÃO AMÉRICA LATINA e CARIBE a realizar-se de 03 a 07 de fevereiro de 2010 na PUC-RS Porto Alegre –RS.

http://muticom.org/cultural/





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